‘A Peça Escocesa’ alude a espetáculo ‘maldito’ de Shakespeare

Texto inédito de Marcia Zanelatto, “A Peça Escocesa” se baseia numa superstição envolvendo uma das tragédias mais conhecidas de Shakespeare. Reza a lenda que “Macbeth” é amaldiçoada, e dizer o nome da peça traria mau agouro. Daí o eufemismo “peça escocesa”, já que a trama se passa no país britânico.

O espetáculo estreia neste sábado (3) na Caixa Nelson Rodrigues, no Rio.

A montagem concebida por Paulo Verlings (que divide a cena com a atriz Carolina Pismel e também dirige) não reproduz a trama shakespeariana, mas transita pelos temas da tragédia, como a ambição e os jogos de poder.

E procura dar voz a tudo que o bardo deixou nas entrelinhas do texto, como os vazios e as ausências de Lady Macbeth —a dramaturgia considera que o autor possa ter sofrido censura.

Além da dupla de atores, está em cena a Banda Dagda.

Hugo Bonemer como Ayrton Senna no musical sobre o piloto, que estreia em São Paulo no dia 16/3, no Teatro Sérgio Cardoso (FOTO Caio Gallucci/Divulgação)

O Célia Helena Centro de Artes e Educação abriu inscrições para os seus cursos de pós-graduação Artes da Cena: Atuação e Direção, coordenado por Marco Antonio Rodrigues e Daves Otani, e Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão, a cargo de Marcos Barbosa e Samir Yazbek. Os interessados podem acessar o site da instituição.