Cinzas de Phedra de Córdoba entram em cena em festival
GUSTAVO FIORATTI
Guardadas no apartamento onde moram Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, os diretores do grupo Os Satyros, as cinzas da atriz cubana transexual Phedra de Córdoba deverão fazer parte de uma performance no festival Satyrianas, que está programado para novembro (dias 12 a 15).
Phedra morreu aos 77 anos em abril deste ano devido a um câncer no pulmão. Desde 2003, ela fazia parte da companhia sediada na praça Roosevelt. Antes, dedicou-se a longa carreira artística, que incluiu shows, participações em programas de TV e apresentações em boates gays.
À Folha, integrantes dos Satyros não adiantaram mais nada sobre a homenagem que utilizará suas cinzas. Só disseram que a edição do evento será totalmente dedicada à atriz, sob o título “Phedra de Todas as Cores”.
Realizado desde 2000, o festival reúne por quatro dias trabalhos de grupos de teatro, músicos, videomakers, performers e artistas plásticos. Os organizadores recebem propostas até o dia 10, pelo site satyrianas.com.br.
★
Tróilo e Créssida
★
Para chorar A equipe da peça “Why the Horses?” vai procurar carpideiras em Juazeiro do Norte (CE) para que participem (e chorem muito, claro) das sessões a serem realizadas nos dias 28 e 29 de outubro na cidade cearense. Na peça, a atriz Maria Alice Vergueiro encena seu próprio velório.
Mordaça Há cinco dias, a imprensa turca fala sobre o encerramento das atividades de um teatro público na cidade de Batman (sim, o nome é este) no que pode ser mais uma ação de censura. Desde julho, quando houve uma tentativa de golpe, reporta-se suspensões de espetáculos, fechamentos de jornais, prisões de jornalistas e de artistas.
Mãos ao alto O autor e ator britânico Tim Crouch dará aula-magna gratuita no dia 19, no Sesi-SP. Em uma de suas peças, “Meus Braços”, um menino levanta os braços e assim permanece por trinta anos.
Ter controle é tudo Com um controle remoto, o ator Rodrigo Fischer opera luzes, vídeos e a trilha-sonora do solo “Misanthrofreak”. A peça vem de Brasília e estará no Viga Espaço Cênico, entre os dias 11 e 14.
Ciência X religião Após passar pelo Tuca, a peça “Galileu, Galilei” faz curta temporada no teatro João Caetano, na Vila Clementino, até dia 15, com entradas a R$ 20. A direção é de Cibele Forjaz.