Grupo de Bete Coelho e Ricardo Bittencourt planeja montagens de ‘Medeia’ e ‘Mãe Coragem’

Por Maria Luísa Barsanelli

A companhia BR 116 está com um projeto, ainda sem data, para montar “Memórias do Mar Aberto: Medeia Conta Sua História”, versão de Consuelo de Castro para o mito grego.

Antes, porém, o grupo fundado por Bete Coelho e Ricardo Bittencourt prepara uma montagem (em fase de estudos) de “Mãe Coragem e Seus Filhos”, de Bertolt Brecht, com tradução de Marcos Renaux.

Bittencourt também negocia uma temporada paulistana de “Boca a Boca – Um Solo para Gregório”, monólogo sobre Gregório de Matos que estreou em 2015 no Instituto Camões, em Lisboa, e atualmente está em cartaz em Salvador.

Ser ou não ser

 

Patrícia Selonk interpreta Hamlet na montagem da Armazém Companhia para a tragédia de Shakespeare; estreia no dia 16/6 no CCBB carioca (FOTO João Gabriel Monteiro/Divulgação)

 

Dança das cadeiras

 

Uma proposta em trâmite no governo pode modificar o decreto que regulamenta a reserva de assentos para deficientes em teatros, cinemas e casas de espetáculo.

Um dos pontos é alterar a proporção de cadeiras reservadas de acordo com a lotação do espaço. Segundo o texto atual, ao menos 2% dos assentos devem ser destinados a esse público. A minuta de decreto propõe reduzir essa porcentagem para 1% em casas com mais de mil lugares.

O MinC diz que “manifestou concordância com a proposta de redução”. O texto foi encaminhado à Casa Civil e aguarda reunião do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Retorno Depois de dez anos longe dos palcos, Thomas Stravos assina o texto e a direção de “Declaração de Amor”, que estreia no segundo semestre com Roger Gobeth e Tatianna Trinxet no elenco.

Me chama Ao fim de “Limonada”, que a Benvinda Cia. estreia em 9/6, o público receberá cartões-postais para convidar pessoas a ver a peça. O grupo se encarrega de postá-los.

Risco A companhia Artera de Teatro fala de homens que buscam, propositalmente, contrair o vírus HIV em “Bug Chaser”, que estreia em 6/7.

Croqui Graziela Bastos assina os figurinos (abaixo) de “A Despedida”, primeira peça da Cia. Meia Um, que estreia em 8/6.